Ficha técnica
Nome: A Seleção (The Selection)
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
N° de páginas: 368 páginas
Ano de lançamento: 2012
Gênero: romance juvenil
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
''Não queria ser da realeza. Não queria ser Um. Não queria nem tentar.''
Oiiie gente, tudo bem com vocês? Como primeira resenha do blog decidi falar sobre esse que é o meu livro preferido (gosto tanto dele que já o li 4 vezes kkkk), acho que talvez pelo fato de ter sido um dos primeiros que li que não possuía imagens e comparado aos que já havia lido anteriormente, era de uma quantidade grande de páginas.
A seleção foi um livro que me encantou logo que vi a capa (eu sou uma pessoa que se interessa pela capa primeiro kkkk) aos meus 11/12 anos de idade. Então li a sinopse e pedi que minha mãe o comprasse.
O livro possui uma pegada bem conto de fadas, príncipe e plebeia, aqueles clichês que todos amamos. A autora usa uma linguagem leve e divertida que nos prende, que não conseguimos parar até terminar. A cada vez que leio este livro tenho sempre as mesmas reações, choro, rio, sinto raiva e me apaixono mais uma vez por essa história.
A história se passa em Illéa, um país monárquico dividido por um sistema bastante injusto de castas, sendo a casta Um a família real e a Oito os mendigos. America, a protagonista, é uma Cinco, ela e sua família trabalham fazendo shows e pinturas aos de castas maiores.
O livro começa em uma discussão entre America e sua mãe causada pela chegada de uma carta do palácio. Esta carta contém o convite para se inscrever na "Seleção", um concurso onde 35 garotas competem para eleger a próxima princesa de Illéa e consequentemente, a esposa do príncipe Maxon (e que príncipe minhas caras amigas!). Porém America não quer participar, pelo simples fato de que possui um romance escondido com Aspen (outro que não tem como não se apaixonar), que é um Seis, uma casta inferior a ela. Eles se encontravam na casa da árvore da America após o toque de recolher, e lá conversavam, namoravam e imaginavam suas vidas no futuro.
Em uma conversa, Aspen consegue convencê-la a pelo menos se inscrever na seleção, pois caso seja escolhida, poderá ter uma oportunidade de vida melhor. Sem saber desta conversa, a mãe de America lhe propõe um trato, caso ela se inscreva, poderá ficar com metade do dinheiro que ganhar fazendo suas apresentações.
Na fila para realizar a inscrição, America e sua mãe iniciam uma conversa com a mãe e as irmãs de Aspen, uma conversa que a faz crer que ele a pedirá em casamento. Isso faz com que em sua foto tirada para o formulário, ela saia com um sorriso enorme.
Algum tempo depois, ela prepara uma grande refeição para Aspen, acreditando que logo a pedirá em casamento, porém o que acontece é exatamente o oposto. Ele fica irritado com o fato dela ter preparado o jantar para ele e resolve simplesmente terminar o namoro de 2 anos (devo confessar que achei bem ridícula a atitude dele nessa parte) , e então foi embora da casa da árvore, deixando-a magoada.
Umas semanas depois do ocorrido as selecionadas são apresentadas, e para a surpresa de America, ela estava entre as 35 meninas escolhidas. Ela acaba vendo isso como uma maneira de "fugir" de Aspen e de tudo o que viveram juntos, e mesmo com o coração partido e triste por deixar sua família, ela vai para o palácio.
Durante a viagem até onde ela passará a chamar de lar por um tempo, ela conhece Marlee (uma das melhores personagens, amo ela demais!), uma das selecionadas que virá a ser sua melhor amiga.
Ao chegarem no palácio, foram informadas que só veriam o príncipe no dia seguinte, porém como tudo o que America faz é não obedecer as regras (sério, ao longo dos livros vocês verão como ela é muito boa nisso), na hora de se deitar para dormir, ela acaba se sentido muito sufocada por tudo e sai correndo de seu quarto em direção ao jardim, só que acaba sendo barrada pelos guardas, e é ai minhas caras que aparece o cavalheiro para salvar a pobre donzela em perigo. O príncipe Maxon (vulgo amor da minha vida todinha) ordena que abram as portas do jardim e a deixem sair, o que ela faz sem pensar duas vezes.
É neste primeiro encontro dos dois que vemos a frase ícone de toda a coleção:
"Eu não sou sua querida."
Maxon é um dos melhores crushs literários que existem, é fofo, atencioso, protetor e além de tudo isso o cara consegue ser bonito. Acho quase uma missão impossível ler esse livro e não se apaixonar pelo jeitinho carinhoso dele.
Que essa pequena introdução possa gerar o seu interesse em ler os livros. VALE MUITO A PENA!!
Espero que tenham gostado (e sigam o blog aqui no menu lateral), em breve pretendo fazer dos outros livros da coleção!
Abraços, Sofi♡
Comentários
Postar um comentário
Alguma dúvida?? Pode me mandar um email, ficarei feliz em responder!