Oii pessoinhas! Estão bem??
Hoje é dia de entrevista e estou trazendo mais uma ótima aqui para o blog. A autora selecionada da semana é minha parceira Yasmin Donato, autora do livro "Uma noite com Rachel" que esta disponível no Wattpad.
Então bora conhecer mais uma escritora incrível!
Bom, eu tenho 17 anos e estive em contato com a leitura e a escrita durante toda a minha vida. Meus pais sempre me incentivaram e eu sempre gostei muito dessa área. Sou apaixonada por romances e fantasia, mas o que tiver estou lendo!
Nasci e fui criada em São Paulo, capital. (pertinho de mim kkkkk)
- Desde quando você escreve e por que resolveu se tornar um(a) escritor(a)?
Escrevo desde que aprendi. Sempre fez parte da minha vida. Eu não lembro ou sei exatamente quando decidi me tornar uma escritora, parece que só aconteceu, sabe? Hoje me considero uma, mas antes, como não tinha terminado nada, não via ainda como uma possível profissão. A escrita atinge áreas que nenhuma outra coisa consegue, afinal, nunca somos os mesmos depois de um livro, não é?
- De onde vem a sua inspiração para as histórias que cria?
Essa é a uma pergunta complicada! Kkkkkk. Pode vir tanto de uma parede com cor estranha quanto de um lugar bonito. E as vezes, elas simplesmente surgem sem pedir licença. Mas quando preciso buscar por elas em algum lugar, tento assistir um filme, ouvir músicas novas ou então, ler um livro novo. Uma noite com Rachel não teve uma inspiração concreta mas o seu desenvolvimento foi baseado em (como quase tudo o que escrevo) Himym que tem uma pegada bem sentimental e reflexiva apesar de ser uma série de comédia. É a minha preferida, não canso de assistir. Sei que não tem quase nada a ver com livro, por ele ser de fantasia, mas bem, inspirações são sempre meio estranhas né? As minhas tem essas mania.
Eu me inspiro e amo muito vários autores, mas os principais são: Carina Rissi, Kiera Cass, Júlia Quinn, Jane Austen e Rysa Walker.
- Dentre todas as histórias que você já escreveu se identifica com alguma e por que?
Conclui o meu primeiro livro aos 16 anos, então tenho apenas ele com qual me identificar, por enquanto hahahah. Esse livro foi escrito em momentos difíceis da minha vida, luto contra a depressão e a ansiedade a uns três anos, e em diversas partes, coloquei nele o que estava sentindo, por isso me identifico com quase todos os capítulos. A escrita sempre foi minha válvula de escape, e ainda bem!
- Quais são os próximos trabalhos que pensa em realizar?
No momento, estou começando um livro de ficção-científica e romance e também estou trabalhando em um spin-off de Uma noite com Rachel.
- Possui algum personagem favorito entre todos os que já escreveu?
- Algum lugar em especial te inspira?
As vezes, vou para o lado de fora da minha casa e observo o céu ouvindo alguma coisa nos fones de ouvido. Sempre acaba me dando inspiração. Acho que lugares abertos em geral, ou então, locais antigos, como museus ou bibliotecas.
- Como é o seu local de trabalho?
As vezes um cantinho no sofá, outras vezes na cama, meu local de trabalho é bem mutável hahahahah.
- Escreve escutando músicas ou prefere o silêncio? Caso escute música enquanto escreve, quais são?
Eu apenas consigo escrever ouvindo musica, não sei o que seria sem ela. Não sei dizer exatamente quais são pois tenho playlists bem extensas e ecléticas. Mas as músicas do jogo Life is strange e Gris são as principais.
- O que acha mais difícil, iniciar ou terminar um livro?
Ambos têm suas dificuldades, mas o desfecho de um livro sempre é o mais difícil, na minha opinião. Você precisa dar um final a tudo e ficar atento á pontas soltas.
- Nos indique alguns dos livros que mais te inspiram e o porquê.
A menina que roubava livros, O extraordinário, Emma, Peças infernais - a trilogia, Amor sob encomenda, Mentira perfeita, A revolução dos bichos ,A seleção e Anne de Green Gables. Alguns desses livros possuem uma carga emocional muito grande para mim, e outros contém um mundo muito bem feito e desenvolvido, por isso me inspiram. (adoro vários desses livros que vc citou!)
- Fale 5 motivos pelos quais as pessoas deveriam ler suas histórias.
Acredito que na maioria das minhas histórias tento sempre colocar: temas reflexivos, desenvolvimento diferente, sentimentalismo, forma de lidar com situações internas e externas existentes no mundo e personagens tão humanos quanto for possível. E se você é fã de romances, mistério e fantasia, tenho certeza que vai acabar gostando.
- Como funciona seu processo de escrita? Desde o momento em que você pensa na história até o momento que a finaliza.
Eu costumo iniciar as histórias depois que já desenvolvi um pouco a ideia na minha cabeça e vejo que poderá ter uma continuação fluída. E então, sempre tento escrever um pouquinho por dia mesmo sem inspiração, coloco meu fone de ouvido e vou em frente. Costumo fazer um roteiro breve de capítulos só para saber o que devo fazer em cada um deles, e o que devo desenvolver, mas dificilmente sigo tudo a risca, quase sempre as coisas mudam, afinal, quem manda nas histórias são os personagens e precisamos deixar que eles sigam o que acham certo. Papo de autora doida, eu sei. Já podem me internar, eu deixo.
Uma noite com Rachel sempre vai ter um lugar especial no meu coração. Acho que os primeiros livros sempre costumam ter esse efeito né? Mas estou gostando bastante de escrever Ps: não me acorde. Vai ser um livro muito maior e um desafio bem grande já que não é bem o tema que costumo escrever. Porém, o universo é extenso e da mais oportunidades na hora de soltar a imaginação.
- Possui alguma dica ou algo que possa falar para ajudar quem está começando agora?
Eu também estou começando, mas agora que terminei um livro, acho que posso falar com mais autoridade hahahah. Uma vez, fui em uma noite de autógrafos da Carina Rissi e disse a ela que escrevia,e aí ela me olhou e disse: “Então não desiste!, o meio do livro sempre é a parte mais difícil, mas assim que passa dele as coisas fluem” e hoje posso ver que o que ela disse era verdade. Eu não estava escrevendo Uma noite com Rachel na época, mas sempre me lembro disso quando estou querendo desistir de alguma história. E não se compare a outros escritores, apenas se inspire neles. A essência da escrita está no escritor, não queira ser igual a ninguém, seja especial da sua forma. Ser escritor no Brasil é um ato de coragem.
Essa foi a entrevista de hoje e espero que tenham gostado tanto quanto eu de conhecer essa autora maravilhosa e tão nova (minha idade kkkk). Então vamos dar vizualização lá na história dela! Vou deixar o link do Wattpad aqui no final.
Um grande abraço e até a próxima,
Sofi♡
LINK WATTPAD: https://www.wattpad.com/user/mindonato
Comentários
Postar um comentário
Alguma dúvida?? Pode me mandar um email, ficarei feliz em responder!