Essa semana a Netiflix incluiu o filme 365 DNI em seu catálogo, e eu venho aqui fazer uma breve resenha do filme e dizer o por que de achar esse filme tão problemático.
A sinopse que encontramos do filme na Netflix é a seguinte: "Uma executiva de espírito livre vive um relacionamento sem graça
até se tornar refém de um chefe da máfia, que estabelece um prazo para que ela
se apaixone por ele.";
O filme começa numa cena de negociação do pai de Massimo com dois caras, em um momento de conversa particular entre pai e filho, alguém dispara e acerta um tiro em Massimo e outro em seu pai, que vem a falecer. Cinco anos depois, Massimo assume o papel de chefe da máfia.
Laura é uma exectiva que trabalha em um Hotel, ela é polonesa e em seu aniversário de 29 anos vai para Ítalia junto com seu namorado e sua melhor amiga para comemorar e acaba sendo sequestrada por Massimo. Ele alega que quando levou um tiro 5 anos atrás e estava quase morrendo, viu o rosto de Laura, depois passou anos procurando-a pelo mundo e quando a achou resolveu sequestrá-la, com isso ele diz a Laura que ela terá 365 dias para se apaixonar por ele.
Acho que vocês já imaginam porque acho problemática essa história né kkkk, mas vou contar como conheci (quem ta no twitter deve saber essa história). Alguns meses atrás, alguém dentro do booktwitter (chamamos assim a parte do tt que as bookstan/leitoras fazem parte) achou algumas cenas desse filme e então descobriram que a história era baseada no livro com o mesmo nome do filme, e assim começou a procura pelo livro, já que as cenas eram muito interessantes. Acharam o livro apenas na sua língua original, a língua polaca, então algumas meninas traduziram o livro e assim que as pessoas começaram a ler, perceberam o quão podre é a história e no mesmo dia ele foi "cancelado". Para terem uma ideia, isso tudo o que contei, aconteçeu em menos de 24h kkkk.
Assim que eu vi os cometários sobre acontecimentos do livro, preferi nem ler, mas assisti ao filme hoje e vou dizer, além do filme romantizar toda essas situação, no livro acontecem coisas muito piores. A históra se enquadra na categoria Romance Dark e o filme tem classificação para maiores de 18 anos. Mas vocês conseguem perceber no quão errada é a romantização de um sequestro? De uma obsessão ao ponto do cara imaginar o rosto da Laura, encher a casa dele de retratos dela, e quando acha, resolve que ela é propriedade dele?
O que mais me incomoda nisso tudo é ver vários posts como: "nossa, como eu queria ser sequestrada depois de ver 365 dni" ou "estou so esperando um Massino aparecer e me sequestrar". PESSOAS, APENAS PAREM DE PENSAR COISAS ASSIM! SEQUESTRO NÃO É UMA COISA LINDA COMO É RETRATADO NO FILME. MUITAS MULHERES PASSAM POR ISSO E SÓ SERVEM DE OBJETO SEXUAL, SÃO TORTURADAS. ENTÃO, NUNCA ROMANTIZEM UM SEQUESTRO!!!
Acho que se eu tivesse que dar uma nota de 0 a 5 para o filme, daria 1 porque achei a fotografia e os cenários bonitos, pois todo o resto é totalmente errado e esse filme não deveria ter entrado no catálogo da Netflix, porque as pessoas romantizam muito e acham que é algo legal. Acabam ignorando todas as histórias de sequestro e o quanto isso faz mal para as vítimas.
Outra coisa que acho importante ressaltar aqui é, nitidamente a personagem Laura sofre de Síndrome de Estocolmo, onde a pessoa está num estado psicológico em que começa a sentir simpatia e até mesmo se apaixona por seu abusador depois de um tempo sendo intimidada. Pensem comigo, não é possível a pessoa por livre e espontânea vontade se apaixonar perdidamente em menos de 2 meses pelo cara que a sequestrou. Esse filme tem tantos problemas que é até difícil listá-los e falar sobre todos aqui neste post.
Creio que tenha conseguido expressar minha opinião sobre esse filme e digo para vocês que não assistam, não vale a pena. Mas se por acaso quiser assistir para tirar suas próprias conclusões, saiba que tem cenas de sexo explicito e como eu ja disse anteriormente, classificação +18.
Antes de finalizar, vou deixar aqui uma dica de um livro e um filme onde você pode observar o quão errada está a história de 365 DNI. A primeira dica é do livro "3096 dias" (clique aqui), onde Natascha Kampusch conta como foram seus 8 anos em cativeiro. A segunda dica é do filme "O quarto de Jack" (trailer), que fala sobre uma moça que foi sequestrada e abusada por seu sequestrador, tendo até um filho com o mesmo, contando sobre como foi a luta dela para conseguir salvar a si e seu filho. Depois de lerem ou assistirem, revejam 365 DNI e listem tudo o que conseguem observar de errado.
Espero que tenham gostado e me digam se gostariam que eu trouxesse mais vezes assuntos sobre filmes e série.
Um grande abraço,
Sofi♡
Comentários
Postar um comentário
Alguma dúvida?? Pode me mandar um email, ficarei feliz em responder!