Pular para o conteúdo principal

Escritor da semana: Andressa Schmidt


Oiiie meus amores. Estão bem??
Como já sabem, hoje é quarta e dia de entrevista, então bora conhecer a escritora escolhida da semana, minha linda parceira, Andressa Schmidt.

Cómo convertirse en escritora, de Lorrie Moore.

Bom, eu já sou formada em administração e atualmente curso jornalismo. Publiquei meu primeiro livro “Um novo começo para Kathy” em 2016, pelo selo Talentos da Literatura Brasileira da editora Novo Século, e tenho duas participações em antologias; uma com o conto “A escolhida”, na antologia Por Baixo d’água pela editora Rouxinol, e pela mesma editora, participei da antologia Na Fogueira do Sítio, lançada no final do ano passado. Tenho ainda mais duas participações em antologias que ainda vão sair. Tenho 24 anos, nasci em 4 de outubro de 1995 na cidade de Joaçaba em Santa Catarina, mas sempre morei em São Paulo.
  • Desde quando você escreve e por que resolveu se tornar um(a) escritor(a)?

Eu escrevo desde pequena, mas não lembro ao certo a idade que comecei. E, quando me faziam aquela clássica pergunta “o que você quer ser quando crescer?”, eu sempre acabava falando de que seria escritora. Com o tempo, percebi que não dava para viver só disso no Brasil. Mas me tornei de fato escritora em 2016, com a publicação do meu primeiro livro.
  • De onde vem a sua inspiração para as histórias que cria?

Que pergunta difícil! Tudo pode me inspirar de alguma forma. Normalmente, eu sempre estou atenta ao que acontece ao meu redor ou a histórias que me contam, porque elas podem virar ideias de livros ou contos.
  • Quais são suas principais referências? Quais seus autores prediletos?

Em tudo o que eu faço, eu sempre tenho pessoas que me inspiram a formar quem eu sou. E na parte da escrita, não seria diferente. Nomes como, Carina Rissi, Thalita Rebouças, Bruna Vieira, são os principais que mais me inspiram nesse meio literário. De nomes internacionais, posso citar Jojo Moyes.
    Um Novo Começo para Kathy
  • Dentre todas as histórias que você já escreveu se identifica com alguma e por quê?

Eu sempre acabo me identificando com detalhes dos meus personagens. Por exemplo, em “Um novo começo para Kathy”, a protagonista tem dificuldade na matéria de história, o que acabou saindo de mim isso, porque eu sempre ficava em recuperação, até o ensino médio.
  • Quais são os próximos trabalhos que pensa em realizar?

Eu tenho alguns projetos em mente, como alguns livros que pretendo liberar de forma independente na amazon. Também ainda duas antologias que eu havia me inscrito, e que eu fui uma das autoras escolhidas. Vou falar mais sobre isso em breve nas minhas redes sociais.
  • Possui algum personagem favorito entre todos os que já escreveu?

Difícil escolher apenas um, é como perguntar para uma mãe qual o seu filho favorito hahahaha! Mas acho que a Kathy sempre vai ter um espaço maior no meu coração, por ser a primeira que foi entregue ao mundo.
  • Algum lugar em especial te inspira?

Não tenho um lugar especial que me inspire, qualquer lugar pode ser o lugar para a inspiração vir.
  • Como é o seu local de trabalho?

Meu local de trabalho é meu quarto. Montei um cantinho com mesa, onde deixo meu notebook, e que chamo de home office. Deixo sempre canetas e um caderno do lado também, para anotar qualquer ideia que possa surgir no meio do caminho.
  • Escreve escutando músicas ou prefere o silêncio? Caso escute música enquanto escreve, quais são?

Depende do dia, tem dias que eu preciso de música para escrever, mas tem dias eu prefiro o silêncio. Quando quero ouvir alguma música, com certeza, na minha atual situação musical, eu sempre coloco Jorge & Mateus. Qualquer música, no caso. Eu sempre escolho uma playlist do spotify que tem só as músicas deles e deixo tocar no aleatório.
  • O que acha mais difícil, iniciar ou terminar um livro?

Na verdade, o que eu acho mais difícil é sempre o desenvolvimento. Eu sei onde quero chegar, mas o caminho que eu vou percorrer pra chegar até o final, essa sim para mim é a parte mais difícil.
  • Nos indique alguns dos livros que mais te inspiram e o porquê.

Eu realmente não tenho livros específicos que me inspiram, mas sim autores, dos quais já mencionei em uma pergunta anterior. Eu sou muito indecisa, até para escolher meu livro favorito, quem dirá escolher aqueles que me inspiram... Hahaha!
  • Fale 5 motivos pelos quais as pessoas deveriam ler suas histórias.

1.    Eu amo escrever algo bem clichê, daqueles que dão um quentinho no coração.
2.    Além do clichê, eu sempre busco colocar frases impactantes e que marquem de alguma forma o leitor.
3.    Gosto sempre de colocar detalhes diferentes nos livros, que fujam um pouco do clichê óbvio.
4.    Sou uma autora independente que quer conquistar leitores, então seria muito legal se me dessem uma chance.
5.    Eu sempre tento me desafiar com novas formas de escrever para sair da minha zona de conforto.
    Saindo da Rotina
  • Como funciona seu processo de escrita? Desde o momento em que você pensa na história até o momento que a finaliza.

Geralmente, eu tenho a ideia central no dia a dia, quando estou tomando banho, ou deitada para dormir, enfim, ela pode surgir a qualquer momento mesmo. E sempre anoto isso em um caderno de ideias para não esquecer e, nesse caderno, vou escrever um planejamento para a história para ir me guiando. Quando me sento para escrever de fato, tenho todo um ritual que é escutar música antes ou durante o processo (depende muito do momento) e geralmente fico em uma única história do início ao fim dela.
  • Até hoje, qual das suas histórias você mais gostou de escrever?

É impossível responder uma pergunta dessas, hahaha! É como perguntar para uma mãe qual o filho preferido dela. Todas as minhas histórias tiveram seus momentos especiais, e não consigo escolher qual eu mais gostei.
  • Possui alguma dica ou algo que possa falar para ajudar quem está começando agora?

Querendo ou não, eu também sou novata nesse mundo, mas acho que uma coisa que eu posso dizer é: NÃO DESISTA! Hoje em dia, existem diversas formas para o futuro escritor realizar o sonho de uma publicação, como o plataformas gratuitas e a própria plataforma da Amazon, não é a mesma coisa que ter um livro físico em mãos, mas é um caminho para alcançar leitores, conhecer pessoas no ramo e fazer o que se gosta.

Site disponibiliza mais de 18 mil bolsas de estudos em Bauru e ...

Bom galarinha, essa foi a nossa entrevista da semana e espero muito que tenham gostado!
Até a próxima, um grande abraço,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mãe casamenteira

"Muitas mulheres já foram arruinadas por um único beijo" Lady W histledown -  Julia Quinn Oiiie galera, tudo bom com vocês?? Hoje resolvi falar dessa série de  livros maravilhosa, um dos primeiros romances de época que li.  Os Bridgertons conta a história dos 8 filhos de Violet Bridgerton, uma mulher viúva que sonha e faz de tudo para ver seus filhos casados. O nome de seus filhos são em ordem alfabética: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth, sendo cada livro a história de um irmão e independente dos outros livros. Essa foi uma das coleções que me prendeu desde o início, com uma escrita divertida, Julia Quinn consegue fazer qualquer um se tornar fã de  romances de época. Todos os irmãos tem personalidades bem diferentes que nos conquistam. Acho que me identifico bastante com o Colin, pois além de sempre estar comendo é o meu irmão predileto.  Cada livro mostra o ponto de vista de dois personagens, sendo eles um dos irm

Resenha: No mundo da Luna

Ficha técnica  Nome: No mundo da Luna Autora: Carina Rissi Editora: Verus N° de páginas: 476 páginas Ano de lançamento: 2015 Gênero: Romance, Chick Lit Sinopse:  A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe idiota vive trocando seu nome. Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai em seu colo. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção? Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O rom

Apresentação

Olá pessoal, aqui neste post vou falar um pouco sobre mim e sobre o que pretendo falar aqui no blog. Me chamo Sofia, tenho 16 anos e sou taurina, amo ouvir músicas, gosto muito de ler (principalmente romances), adoro ver séries, comer e dormir kkkkk. Como já devem ter percebido tenho o intuito de falar sobre livros e séries, pois são duas coisas das quais não vivo sem. Espero também que consiga influenciar as pessoas a começarem a ler, a terem esse hábito, e mostrar a elas como isso pode ser bastante divertido! ♡